1 de nov. de 2010

Musas anos 80 - a música e a moda

A moda dos anos 80, até algum tempo atrás, era considerada, na melhor das hipóteses, como brega, cafona, obsoleta...para citar alguns adjetivos mais suaves. Porém, como a própria moda se reinventa toda hora, com a nostalgia 80 na música, voltam alguns hits de moda da década, especialmente as cores. Chamadas agora de fluo ( de fluorescentes), o verde-limão, aquele verde quase amarelo parecido com os das canetas marca-texto, o pink (ou rosa-choque pra quem não tem medo de se denunciar...) e diversos tons de rosa, o laranjão, tudo está colorindo as lojas por aí. Tachas, couro, visual puxado pro punk-dark-gótico, numa levada rock também, também andam tomando conta.


Tudo repaginado, é claro, de acordo com modelagens mais modernas. Não esperemos ver por aí a volta das fatídicas ombreiras!






Direto à fonte, pra inspirar o figurino feminino, vejamos as verdadeiras, as originais musas dos anos 80 e seu visual, suas cores, seu estilo.


Madonna, a eterna Material Girl




Minissaia, meias rendadas, os lenços amarrados na cabeça, muitas cores e muitas, mas muitas pulseiras. E claro, o crucifixo, aqui como brinco. Madonna ditou moda quando sua carreira explodiu nos anos 80, com a ajuda, além do repertório de clássicos inesquecíveis, do filme Procura-se Susan Desesperadamente, que tinha cadeira cativa na Sessão da Tarde:
Acima, a dupla do filme, Rosanna Arquette e Madonna. O preto ( também aliado com cores vivas, reparem no detalhe da meia verde de Rosanna...) era fundamental também, pra dar a pegada do rock. Correntes, calça cintura alta ( também conhecida como baggy...), e até a luvinha branca lembrando Michael Jackson.



Lourdes Maria é outra que se inspira um pouco na Madonna anos 80, que, por acaso, é sua mãe:



E o filme Sex and the City 2 (2010), também traz as personagens numa sessão nostálgica dos anos 80, aqui com Sarah Jessica Parker, a Carrie, com todos os elementos anos 80 que tem direito. Tudo ao mesmo tempo, bem no clima de exagero da época - muitos colares, lenço amarrado na cabeça, corpete, rendas, cabelão armado ( o bom e velho topete):


Mais algumas imagens da Madonna, linda. Na terceira foto, o esmalte amarelo que agora parece novidade...


Como dizia Lavoisier, nada se cria, tudo se transforma. A música, a moda (que estão muito interligadas) talvez siga esse princípio também!
Para terminar, uma das minhas preferidas. ( Eu tinha essas pulseirinhas pretas!):



 


                              Madonna quer se libertar das grades para ir à Festa Prato Cheio...

...pois é uma das estrelas da festa, ora essa:


Na sequencia, outra musa - Cindy Lauper.

2 comentários:

  1. Usei tudo isso nos anos 80. E tô usando de novo!!!!!!! Foi uma época e que se gostava de tudo. Hoje a gente tem uma certa 'preguiça' de ser eclético em moda e música - e em diversas outras coisas. Naquela época, a energia, a juventude e a efervecência dos hormônios eram tanta que fez surgir este montão de tendências! Cada época com seus estilos e anseios: 50/glamour; 60/repressão; 70/liberdade sexual; 80/deslumbramento.
    E a festa? Eu SOU esta festa... kkkkkkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Show de boola.. Nossa queria uma dica de roupa pra mim usaar!Eu tenho uma festa anos 80 no colegio onde estudo e tô sem roupa pra mim ir eu pensei em usar uma blusa rosa fluorescente um short cintura alta jeans meia calça renda azul e tenis allstar precisoo de ajuuda depois passa no meu bloog táah no começo!Beiijos

    ResponderExcluir